Global Risk BBVA Asset Management

Global Risk BBVA Asset Management

A qualidade na gestão do risco constitui uma das características da BBVA Asset Management e, portanto, um eixo prioritário da sua atuação. A combinação da prudência na gestão do risco, juntamente com o uso de técnicas avançadas de gestão, demonstrou ser decisiva na obtenção de rentabilidades e, por fim, na criação de valor para os participantes e acionistas dos organismos de investimento coletivo e para os fundos de pensões geridos pelas diferentes entidades integradas nesta unidade.

O principal objetivo das diferentes funções de riscos integrados no Global Risk Asset Management é assegurar que os riscos significativos afectos aos organismos de investimento coletivo e aos fundos de pensões geridos pelas entidades às quais prestam serviço, foram devidamente identificados, avaliados e quantificados e que foram implementados os sistemas de controlo adequados para os minimizar. Destes, cabe destacar o risco de mercado, o risco de crédito, o risco de contraparte, o risco de liquidação e o risco de liquidez, cuja identificação e controlo conta com um elevado número de pessoas qualificadas, com uma vasta experiência e conhecimentos, e com as ferramentas adequadas.

A gestão do risco é baseada em quatro pilares fundamentais:

Global Risk

Independência:

As áreas de riscos encontram-se segregadas das unidades operativas, de modo a permitir que as atividades de gestão do risco sejam desempenhadas com a necessária independência e autonomia.

Serviço ao cliente:

As áreas de riscos geram informação de qualidade permitindo que os investimentos se realizem segundo as estratégias de investimento, os objetivos e o perfil de risco em função do organismo de investimento coletivo ou do fundo de pensões. Assim, um processo de riscos rigoroso, transparente e independente, configura-se como um elemento fundamental para garantir uma adequada gestão dos compromissos contraídos com os clientes e uma informação periódica de qualidade sobre os seus investimentos.

Controlo permanente e sistemático:

As correspondentes áreas de riscos controlam, medem e gerem diariamente os riscos inerentes aos organismos de investimento coletivo e fundos de pensões geridos pelas diferentes entidades da BBVA Asset Management. Os sistemas de gestão e controlo dos diferentes riscos cumprem os critérios mais exigentes e adotam as melhores práticas observadas na indústria.

Alcance Global:

A aplicação homogénea por todas as entidades integrantes da BBVA Asset Management, independentemente da sua localização geográfica, dos princípios e critérios considerados fundamentais para uma adequada gestão do risco, respeitando as exigências normativas em vigor em cada país, é considerada um pilar essencial, e para esse fim foram postos à disposição todos os recursos e tecnologia necessários.
Este objetivo requer uma atualização permanente na normativa aplicável à gestão do risco nas diferentes zonas geográficas onde as entidades integrantes da BBVA Asset Management estejam presentes, das políticas e metodologias gerais de riscos e das melhores práticas da indústria financeira de gestão de ativos, com um objetivo de melhoria e progresso contínuos.